sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

A ORIGEM DOS VIKINGS


Os vikings foram um povo que se originou das aldeias marítimas da Escandinávia, no norte da Europa, entre os séculos VIII e XI. Eles se destacaram por sua habilidade como navegadores e guerreiros, realizando expedições, comércios, saques e colonizações em diversas regiões da Europa, Ásia e América.

A palavra viking vem do nórdico antigo "vikingr", que significa "pirata" ou "mercenário". No entanto, esse termo não era usado pelos próprios vikings para se referirem a si mesmos como um povo, mas sim para designar aqueles que participavam das viagens marítimas. Os vikings se identificavam de acordo com sua origem tribal ou regional, como dinamarqueses, suecos, noruegueses, islandeses, etc.

Os vikings eram povos de origem germânica, que compartilhavam uma língua, uma cultura e uma religião comuns. Eles falavam o nórdico antigo, uma língua que deu origem às atuais línguas escandinavas. Eles tinham uma escrita baseada em símbolos chamados runas, que usavam para fazer inscrições em pedras, objetos, armas e joias. Eles praticavam uma religião politeísta, que venerava deuses como Odin, Thor, Freya e Loki, e acreditavam em um destino guiado pelas nornas, as deusas do destino.

A sociedade viking era dividida em classes sociais, que determinavam os direitos e deveres de cada indivíduo. No topo da hierarquia estavam os jarls, os nobres proprietários de terras, que exerciam o poder político e militar. No meio estavam os karls, os homens livres, que podiam ser agricultores, artesãos, comerciantes ou guerreiros. Na base estavam os thralls, os escravos, que eram capturados em guerras ou nasciam nessa condição, e que não tinham direitos nem cidadania.

Os vikings eram governados por reis, que eram escolhidos entre os jarls mais poderosos e influentes. O rei era o chefe supremo do povo, o líder militar e o representante dos deuses. Ele não tinha um poder absoluto, mas dependia do apoio dos jarls e do conselho dos thing, as assembleias onde os homens livres podiam participar das decisões políticas e judiciais. Os reis vikings não tinham uma sucessão hereditária, mas sim eletiva, o que gerava disputas e conflitos entre os pretendentes ao trono.

Os vikings iniciaram suas expedições marítimas por volta do século VIII, motivados por diversos fatores, como o crescimento populacional, a escassez de terras, as disputas pelo poder, o desejo de riqueza, a curiosidade e a aventura. Eles construíram embarcações rápidas, leves e resistentes, chamadas dracares, que podiam navegar tanto em mar aberto quanto em rios e lagos. Eles usavam instrumentos como a bússola, o astrolábio e o solstício para se orientar, e também se baseavam nas estrelas, nos ventos e nas correntes marítimas.

Os vikings atacaram e se estabeleceram em diversas regiões da Europa, como a Inglaterra, a Irlanda, a Escócia, a França, a Alemanha, a Holanda, a Bélgica, a Itália, a Espanha, o Portugal, a Islândia, a Groenlândia e até mesmo a América, onde chegaram por volta do ano 1000, antes de Colombo. Eles também exploraram o leste europeu, chegando até a Rússia, a Ucrânia e o Império Bizantino. Eles entraram em contato com diferentes povos e culturas, trocando mercadorias, conhecimentos e influências.

Os vikings deixaram um legado importante na história e na cultura dos países que invadiram ou colonizaram. Eles contribuíram para a formação de novos reinos, como a Normandia, na França, e a Inglaterra, onde os normandos conquistaram o trono em 1066. Eles também influenciaram a língua, o direito, a religião, a arte, a arquitetura, a literatura, a música, os nomes, os sobrenomes e os símbolos de muitas nações.

A origem dos vikings pode ser rastreada por meio de evidências arqueológicas, que revelam aspectos da sua vida cotidiana, da sua cultura material e da sua arte. Alguns dos principais sítios arqueológicos relacionados aos vikings são:

- Birka, na Suécia, uma das primeiras cidades comerciais dos vikings, fundada no século VIII. Nela foram encontrados restos de casas, oficinas, cemitérios, fortificações e objetos de diferentes origens, como moedas árabes, cerâmicas bizantinas e joias orientais.

- Jelling, na Dinamarca, um dos centros políticos e religiosos dos vikings, onde se localizam os túmulos dos reis Gorm, o Velho, e Haroldo Dente-Azul, que unificaram a Dinamarca e introduziram o cristianismo. Nesse local também se encontram duas pedras rúnicas, que são monumentos com inscrições em runas, que contam a história dos reis e da conversão dos vikings.

- Lindisfarne, na Inglaterra, um mosteiro cristão fundado no século VII, que foi atacado pelos vikings em 793, marcando o início da Era Viking. Nesse local foram descobertos objetos religiosos, como cruzes, cálices e livros, que mostram a riqueza e a importância do mosteiro, e também objetos vikings, como armas, moedas e joias, que evidenciam o saque e a destruição causados pelos invasores.

- L'Anse aux Meadows, no Canadá, uma aldeia viking construída no século XI, que é considerada o primeiro assentamento europeu na América. Nesse local foram encontrados restos de oito casas de madeira e turfa, que abrigavam cerca de 80 pessoas, e também objetos como ferramentas, armas, tecidos e agulhas, que indicam as atividades dos vikings na região.

Em conclusão, os vikings foram um povo que se originou da Escandinávia e que se destacou por sua habilidade como navegadores e guerreiros, realizando expedições, comércios, saques e colonizações em diversas regiões do mundo. Eles deixaram um legado importante na história e na cultura de muitos países, e também nos forneceram evidências arqueológicas que nos permitem conhecer melhor a sua origem, a sua sociedade, a sua religião, a sua arte e a sua língua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário