segunda-feira, 13 de maio de 2013



Depois de vazamento de vídeos, chefe de Polícia anuncia medida para analisar imagens feitas de helicópteros




Em entrevista à Rádio CBN, na manhã desta segunda-feira, a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, disse que, depois do vazamento de vídeos feitos do helicóptero da instituição durante uma operação na Favela do Rola, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, será estabelecida uma rotina para a coleta, monitoramento e análise de imagens. Segundo ela, equipes da Corregedoria da Polícia Civil está no Serviço Aeropolicial (Saer) para saber detalhes dessa dinâmica atualmente.
- Não havia uma rotina e um protocolo que determinassem o que fazer (com as imagens). E, mais importante, para analisar ações que foram filmadas por esse equipamento. (Será formada) Uma comissão para estabelecer sobre todos os protocolos a serem usados com relação a imagens - disse Martha Rocha.
Segundo ela, o equipamento de filmagem está no Saer desde 2010 e foi usado para fazer uma varredura nos trajetos feitos pelo presidente americano Barack Obama durante sua visita ao Rio, em março de 2011.
Martha Rocha disse ainda que a ação no Rola, em de 16 de agosto de 2012, tinha como objetivo capturar o traficante Diego de Souza Feitosa, o DG, resgatado da 25ª DP (Engenho Novo). Ainda segundo ela, o inquérito sobre a operação - na qual cinco pessoas morreram - foi repassado da 36ª DP (Santa Cruz) para a Corregedoria. Será analisado de se o delegado da 36ª DP responsável pela ocorrência cumpriu as determinações da portaria 553, de 7 de julho de 2011: isolamento e preservação de local de morte até a chegada de peritos.
- Se a autoridade da 36ª DP não cumpriu a portaria, responderá por isso. Neste momento, não posso dizer se isso foi cumprido porque não tive acesso ao inquérito. Mas as armas dos policiais (envolvidos na operação) foram apreendidas. Três dos cinco elementos (mortos) tinham antecedentes por porte ilegal de arma, crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas - disse a chefe de Polícia.


fonte: jornal extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário